maio 5, 2008

Vivemos em plena era da Exposição

Posted in Uncategorized às 11:05 pm por carolsallum

   Antigamente viviamos na era da imagem,o plástico passa a dar seu lugar para o metal e a madeira, estes são mais fáceis de modelar e criar produtos com dsings diferenciados(aqui a forma e o dsing prevalecem).  O dsing altera o preço de um produto por menor que seja a alteração estética, na qual é sempre muito valorizada. Nos meios comunicacionais também há esta valorização estética , em programas de tv, anúncios impressos levam em consideração fatores como a composição e iluminação do cenário,aparência dos atores, edição de cenas.

   As mídias digitais e o modelo bi-direcional evoluem nosso pensamento hoje, e a partir do histórico da evolução da internet podemos construir um cenário. Em 1995 através da internet no Brasil houve o surgimento da ‘home page pessoal’, em que o usuário ao perceber que poderia receber e fornecer informações ele poderia montar oque quisesse na home page. Mais tarde surgem os blogs e a home page é deixada de lado. Em 2004 as redes sociais como orkut, my space, facebook,twitter e entre outros vira uma febre popular, pois estes tem como função fornecer o maior número de informações pessoais.

   Assim pode-se dizer que hoje vem a tona o auge da exposição visual, pois como expliquei a cima é possível divulgar informações pessoais gratuitamente em redes sociais, o receptor expressa sua opinião e qualquer um que acesse a internet pode ter acesso a suas informações particulares. O que antes era publicado a amigos mais próximos hoje é para quem quiser ver, ou seja, há uma auto exposição. A fronteira entre público e privado esta cada vez mais afastada.

   A televisão usufriu esta exposição também, por exemplo os Reality Shows ao exibir 24hrs o dia-dia de um participante. Na publicidade através de meios tradicionais há a interação do consumidor com o produto ( veja aqui esta interação no concurso do comercial Doritos:     http://www.brainstorm9.com.br/2008/01/09/doritos-crash-the-super-bowl/)

   Hoje pode-se dizer que vivemos em plena era da exposição, porém esta há as suas vantagens e desvantagens. Dentre os pontos positivos um deles é a possibilidade  de termos diversos meios em que podemos expor nossos pensamentos e ”perfis” e assim abrir caminhos para novos relacionamentos, discussões sobre pensamentos distintos , ampliação de oportunidades até mesmo profissionais que antes não existiam, a interação do usuário com o mundo, entre outros. Mas os pontos negativos ainda assim não somem, dentre eles a exposição da vida pessoal pode gerar uma falta de privacidade enorme e que pode vir a causar muitos danos. Esta divulgação da vida privada deve ser feita com cautela e de maneira muito racional para que assim haja bons resultados desta nova era da exposição que temos em mãos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: